O Serviço Educativo é um espaço amplo e informal de construção e de encontro, um corpo dinâmico que visa a concretização de aprendizagens transversais e transformadoras através de experiências diversificadas no campo das artes e do conhecimento em geral.  
Os conceitos de aprendizagem subjacentes ao seu programa são centrados em processos de descoberta de si e do outro, individual e coletivamente, privilegiando a experiência e a partilha. Assentando sobre o triângulo VER – FAZER - PENSAR, são fomentadas tanto ações práticas como ações de reflexão, de pesquisa e de documentação.
A programação do Serviço Educativo dirige-se a jovens públicos de todas as idades e não apenas a crianças e jovens, fomentando distintos modos de contacto com as práticas artísticas, adequados às expectativas e sensibilidades de vários públicos e comunidades. Pais, professores, educadores e mediadores culturais, encontrarão também neste programa pistas para que a experiência individual de ser público se torne uma intensa experiência social.