Mais Dois
Mais Dois
Mais Dois
 Inicio | Anterior | Pag.2/2  | Próxima | Última
O Programa Mais Dois consiste num programa de aprendizagem na área das artes performativas (Dança e Teatro) que tem como missão o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de um modo geral e para a literacia artística em particular.
Considerando que através de métodos de aprendizagem participativos, baseados na experiência, na autonomia e na responsabilidade se desenvolvem competências (práticas e críticas) e se potencia a criatividade numa perspetiva holística. Igualmente se entende que a educação artística, ao gerar uma série de competências e de aptidões transversais e ao fomentar a motivação dos alunos e a participação ativa nas aulas, pode melhorar a qualidade de aprendizagem e do ambiente escolar. O Programa contempla um trabalho em contexto de sala de aula articulado com a realização de oficinas, encontros com criadores, visitas, idas a espetáculos, ensaios abertos, entre outras atividades. Junto dos professores responsáveis pelas aulas semanais, é feito um trabalho de capacitação para articular os conteúdos artísticos com programas pedagógicos, bem como os professores titulares de turma são sensibilizados para a importância e especificidades da educação artística e para as potencialidades do projeto no contexto da escola.
Este Programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e o Serviço Educativo d’ A Oficina e começou a ser implementado no ano letivo 2014/2015 nas escolas básicas do concelho de Guimarães, no contexto das atividades de enriquecimento curricular (AEC – Oficina de Artes), cuja oferta é da responsabilidade do executivo camarário. As aulas são ministradas por 19 professores AEC a um universo de 1620 crianças, distribuídas pelas 76 turmas, das 29 Escolas dos 7 Agrupamentos do concelho que aderiram à iniciativa.
Mais Dois porque são mais dois modos de ver, duas ferramentas para avançar no desconhecido e fazer caminho. Mais duas formas de conhecer o mundo. Mais dois saberes. Que não ocupam lugar. DOIS, nunca estão sozinhos.