Mostra de Cinema Ameríndio
 Inicio | Anterior | Pag.9/92  | Próxima | Última
Mostra de Cinema Ameríndio
Filmar para Lembrar e Nunca Esquecer - Filmes Feitos por Indígenas no Brasil
Quarta 20 e Quinta 21 março, 21h30


A reflexão em torno do Pensamento Ameríndio prolonga-se em março, nos dias 20 e 21, com a Mostra de Cinema Ameríndio Filmar para lembrar e nunca esquecer - Filmes feitos por indígenas no Brasil – uma organização Doclisboa em parceria com o CIAJG, com curadoria de João Salaviza e Renée Nader Messora.

Programa

>> Quarta 20

Ava Yvy Vera
Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonaton Gomes, Edina Ximenes, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites
54 min.

“Aqui é o coração da terra. Estamos lutando pelo coração da terra, este território. Não lutamos só por esse pedaço, mas por todos os territórios do coração da terra. Esse é o nosso lugar. Nós, Avá, somos descendentes do coração da terra.” Rezador Valdomiro Flores, Tekoha Guaiviry, 2014

Shuku Shukuwe
Dua Siã Huni Kuin, Ika Muru Huni Kuin, Tene Nixuaka Huni Kuin, Ayani Huni Kuin, Isaka Huni Kuin, Inu Siã Huni Kuin, Ana Carvalho, Carolina Canguçu
43 min.

Por três vezes, yuxibu cantou shuku shukuwe, a vida é para sempre.
ouviram as árvores, as cobras, os caranguejos. ouviram todos os seres que trocam suas peles e cascas.
por três vezes, yuxibu cantou shuku shukuwe.
mas a inocente não soube ouvi-lo e silêncio. e a vida tornou-se breve.


Tempo Circular
Graci Guarani
20 min.

Um filme que aborda o tempo na visão indígena da nação pankararu. Um tempo não linear, um tempo circular, tempo de escutar o passado estando no presente e pensando no futuro, um tempo onde os três estágios de tempo se comunicam com sabedoria, respeitando o ciclo natural das coisas.

>> Quinta 21

Ketuwajê
Mentuwajê Guardiões da Cultura
64 min.

O filme é um registo coletivo do Kêtuwajê, uma festa de iniciação fundamental para os Krahô. O último Kêtuwajê da aldeia Pedra Branca aconteceu em 2012, voltando a repetir-se em 2019. Este filme foi realizado pelo “Mentuwajê Guardiões da Cultura”, o grupo de audiovisual formado por jovens Krahô.

Eu Já Fui Seu Irmão
Vídeo nas Aldeias - Vincent Carelli
32 min.

Um documentário sobre o intercâmbio cultural entre os Parkatêje, do Pará e os Krahô do Tocantins, que embora falem a mesma língua, nunca antes se encontraram. Kokrenum, líder dos Parkatêjê e preocupado com a descaracterização do seu povo, resolve ir conhecer uma aldeia Krahô que conserva muitas de suas tradições. Um ano depois, os Parktêjê retribuem o convite. No final, os chefes selam um pacto de amizade entre os dois povos.

Xupapoynag
Isael Maxacali
16 min.


As lontras invadem a aldeia para vingar a exploração e morte de seus parentes, caçados e devorados pelos humanos. Cabe às mulheres travar uma batalha para expulsar os invasores.

_
Entrada livre
Todas as idades