Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
CAAA
A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
2. Loja Oficina
Teatro Jordão

QUINTA 5 MAIO, 10H00

Laboratório Vivo com Raphael Fonseca

2022.05.05 Laboratório Vivo Raphael Fonseca
Com quantas palavras se faz uma quimera?
Dirigido aos alunos do 3.º ano da LAV UM

O curador Raphael Fonseca desenvolve atualmente uma exposição no CIAJG intitulada “Garganta”. Reunindo 14 artistas, esta exposição coletiva observa as gárgulas, as gargantas e o avesso das normas. Partindo de uma das gárgulas da Igreja de Nossa Senhora de Oliveira, no centro histórico de Guimarães, que chama a atenção devido à “curiosa” presença de uma gárgula em autofelação, Raphael Fonseca procura investigar através da prática de artistas contemporâneos, as fronteiras entre a normatividade e a “monstruosidade”.


No Laboratório Vivo, Raphael Fonseca irá percorrer as várias etapas do processo expositivo, exercitando juntamente com os alunos perguntas e indagações sobre “como se constrói uma exposição”, “que significados produz”, ou “com quantas palavras se faz uma quimera?”.


“Laboratório Vivo” é uma ação que conecta artistas convidados e estudantes da Escola de Arquitetura, Arte e Design, com o objetivo de desenvolver pensamento crítico e de potenciar troca de experiências, processos de trabalho e percursos artísticos.


O “Laboratório Vivo" com o curador Raphael Fonseca é uma ação do projeto “Triangular”, uma parceria entre o CIAJG / Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitetura (CAAA) e a Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design (Universidade do Minho), sendo uma atividade dirigida aos estudantes e docentes da Universidade do Minho.

Biografia Raphael Fonseca

Raphael Fonseca é pesquisador da interseção entre curadoria, história da arte, crítica e educação. Desde 2021 trabalha como curador associado de arte moderna e contemporânea latino-americana no Denver Art Museum, nos Estados Unidos. Doutor em Crítica e História da Arte pela UERJ. Recebeu o Prémio Marcantonio Vilaça de curadoria (2015). Curador residente do Institute Contemporary Arts Singapore (2019) e da Manchester School of Art (2016). Recentemente realizou a curadoria das exposições "Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil" (2022, SESC 24 de Maio, São Paulo, curador-geral); "Sweat" (2021, Haus der Kunst, Munique, cocuradoria de Anna Schneider) e de “Vaivém” (Centro Cultural Banco do Brasil, 2019-2020). É curador, junto com Renée Akitelek Mboya, da 22.ª edição da Bienal_Sesc_Videobrasil ,em 2023.

2022.05.05 Laboratório Vivo Raphael Fonseca

Voltar

ciajg.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile