2024.03.18 Festival END - Encontros de Novas Dramaturgias - 6.ª edição
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
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A Oficina
Centro Cultural Vila Flor
Centro Internacional das Artes José de Guimarães
1. Casa da Memória de Guimarães
Centro de Criação de Candoso
Teatro Oficina
Educação e Mediação Cultural
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2. Loja Oficina

SÁBADO 10 FEVEREIRO, 18H30

Anda, Diana

2024.02.10 Anda, Diana
Diana Niepce

Anda, Diana” transforma o corpo num instrumento de revolução, questionando a norma, desafiando preconceitos e ideias através da criação de novos padrões de valores estéticos. “Anda, Diana” obriga-nos a questionar sobre o que está para além da dança, para além do corpo, da mesma forma que a poesia, apoiando-se num exercício de inflexão do sentido da palavra, nos obriga a questionar o que está para além da linguagem. 

Em “Anda, Diana”, a bailarina e acrobata Diana Niepce retrata a reconstrução do seu “eu”, depois de uma queda (na qual ficou com uma lesão medular), num diálogo honesto entre corpo e mente, entre lógica e caos, até construir o corpo que dança. Nesta peça, propõe-se a questionar o que é a norma, desafiando preconceitos e ideias que a sociedade tem relativamente à estética dos corpos. Aqui, a deficiência, apesar de presente, não se posiciona no lugar de vítima do sistema. Antes, este corpo fora da norma posiciona-se como revolucionário.

Diana Niepce é uma artista portuguesa que investiga a linguagem e o hibridismo enquanto ação política. Procura reformular a identidade do corpo performativo através da sua mutação, intimidade e experimentalismo fora da norma. É bailarina, coreógrafa e escritora. Formou-se na Escola Superior de Dança, fez Erasmus na Teatterikorkeakoulun (em Helsínquia), fez Mestrado em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, completou a formação CPGAE do Fórum Dança e é também professora habilitada de hatha-yoga.

2024.02.10 Anda, Diana

A língua através da qual grande parte da comunidade surda em Portugal (cerca de 30.000 pessoas) comunica entre si. A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. As línguas gestuais são línguas naturais, que surgem e se desenvolvem naturalmente, como as línguas orais. É produzida pelos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.

2024.02.10 Anda, Diana

Um comentário adicional dirigido às pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e que se refere à linguagem corporal, expressões e movimentos. Consiste num narrador que fala durante a apresentação, durante as pausas naturais do áudio, sobre o que está a acontecer (e que não é percetível através da audição).

Maiores de 16

Preço
7,50 eur / 5,00 eur c/d

Comprar

Direção artística Diana Niepce

Interpretação Diana Niepce, Bartosz Ostrowski, Joãozinho da Costa

Apoio à Dramaturgia Rui Catalão

Desenho de luz Carlos Ramos 

Operação de luz Pedro Noronha

Som Gonçalo Alegria

Figurinos Silvana Ivaldi

Captação Fílmica e Promocional Eduardo Breda

Fotografia Alípio Padilha

Casa de Produção Produção d’Fusão

Direção Filipe Metelo e Patrícia Soares

Coprodução TBA – Teatro do Bairro Alto

Residência de coprodução O Espaço do Tempo

Apoio Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Biblioteca Municipal de Marvila/ Câmara Municipal de Lisboa, O Espaço do Tempo, Embaixada da Polónia em Portugal, Adam Mickiewicz Institute

_

Duração 50 min.

2024.02.10 Anda, Diana

Maiores de 16

Preço
7,50 eur / 5,00 eur c/d

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Direção artística Diana Niepce

Interpretação Diana Niepce, Bartosz Ostrowski, Joãozinho da Costa

Apoio à Dramaturgia Rui Catalão

Desenho de luz Carlos Ramos 

Operação de luz Pedro Noronha

Som Gonçalo Alegria

Figurinos Silvana Ivaldi

Captação Fílmica e Promocional Eduardo Breda

Fotografia Alípio Padilha

Casa de Produção Produção d’Fusão

Direção Filipe Metelo e Patrícia Soares

Coprodução TBA – Teatro do Bairro Alto

Residência de coprodução O Espaço do Tempo

Apoio Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura, Biblioteca Municipal de Marvila/ Câmara Municipal de Lisboa, O Espaço do Tempo, Embaixada da Polónia em Portugal, Adam Mickiewicz Institute

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Duração 50 min.

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