DOMINGO 22 JUNHO, 19H00
O Corpo Material e Imaterial

Através da relação indissociável entre teoria e prática, arte e vida, a diretora de teatro e pesquisadora brasileira Janaina Leite retraça a trajetória que culmina na sua pesquisa atual sobre o corpo e a virtualidade. Para isso, revisita experiências biográficas e aspetos de suas últimas criações, que tocam os territórios da sexualidade, da morte e da loucura, a fim de refletir sobre os limites do corpo e da consciência.
Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo, com quem criou diversos espetáculos premiados que circularam por todo o país e no exterior. Em paralelo à trajetória com o Grupo, concebeu os espetáculos Festa de Separação: um documentário cênico , Conversas com meu Pai, Stabat Mater (ganhador do prêmio Shell de dramaturgia em 2020) e lançou o livro Autoescrituras performativas: do diário à cena pela Editora Perspectiva, consolidando sua pesquisa sobre autobiografia e documentário no teatro. Lançou também pela editora Javali a publicação com a dramaturgia dos espetáculos Conversas com meu Pai (texto de Alexandre Dal Farra) e Stabat Mater.
Entre outros projetos e iniciativas artísticas, Janaina também atua na orientação de núcleos de pesquisa, cursos, palestras e curadoria por todo o Brasil, além dos "Laboratórios Autorais" que desenvolve desde 2012, tendo já orientado dezenas de processos artísticos.
Participação gratuita, com inscrição prévia recomendada através do formulário disponível aqui
Voltar