Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
menu logo
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
main logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Arquitetura
Edifício

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) foi inaugurado a 24 de junho de 2012, no âmbito de “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura”. Situado na Avenida Conde de Margaride, uma das mais emblemáticas da cidade, é um dos espaços da Plataforma das Artes e da Criatividade e possui mais de dez mil metros quadrados de área de construção.

Da autoria do atelier Pitágoras Arquitetos, este projeto implicou a transformação do recinto do antigo mercado municipal, situado nas proximidades do Largo do Toural e do Centro Histórico. Beneficiando destas condições, o CIAJG contribuiu para a recuperação e reintegração física e funcional de uma área fundamental no espaço da cidade.


A arquitetura do CIAJG, com a sua sucessão de volumes e uma justaposição de superfícies que contrastam entre si, respondeu à necessidade de criação de espaços com valências e funcionalidades distintas nas 13 salas expositivas, distribuídas por três pisos. A tensão entre a volumetria do edifício e o espaço da praça resolve-se na experiência das exposições, dos concertos e das conversas que o centro programa e apresenta.


Dispõe de uma Black Box, com capacidade para 198 lugares sentados, que acolhe espetáculos de natureza diversa, uma sala de conferências, uma livraria-loja, reservas especializadas e climatizadas, e áreas de trabalho. É uma estrutura viva na cidade de Guimarães.


Prémios

Detail Prize Award 2012
Reddot Design Award “best of the best 2013”
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013
Nominated for the final list of 25 projects
European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe Award 2013
Copper in Architecture Awards – European Copper Institute

Fechar

Ler Mais

Image