Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
menu logo
main logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
main logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

AGOSTO - SETEMBRO

Cruzar Mundos, Cruzar Caminhos

Image
Apresentação dos projetos vencedores das open calls lançadas no âmbito do Bairro C


Foram anunciados os projetos vencedores das duas Open Calls abertas no início de maio deste ano, no âmbito do Bairro C. A call Arte Pública desafiava os proponentes a apresentarem projetos de intervenção no espaço público na praça onde está implantado o CIAJG. Na segunda call, o objetivo passava por desenvolver um projeto de programação cultural, a ser executado no interior Bairro C. Foram anunciadas, no dia 24 de junho, as três propostas vencedoras - uma no âmbito da call para Arte Pública e duas para a call Programação Cultural.


“Fórum - O lugar do mercado entre a memória e contemporaneidade”, apresentado por Andreia Garcia (Architectural Affairs) foi o projeto vencedor na categoria de Arte Pública. Uma instalação no centro da praça desafiará quem passa a envolver-se num processo imersivo. Como hipótese, o regresso do mercado a este lugar de encontro e partilha. Esta instalação tem o objetivo de recuperar a memória do lugar, numa abertura ao conhecimento empírico popular.


Na categoria de Programação Cultural e Curadoria, são dois os projetos vencedores. O primeiro - “Sem Espinhas – Sabores, ecologia e comunidade à volta do mercado” - é defendido por Andreia Garcia (Architectural Affairs) e terá novamente o foco na praça onde esteve mercado de Guimarães, para propor um conjunto de reflexões, conversas, um mercado e um workshop.


A segunda - “Minha Poetry Slam - Batalha de Poesia das Mulheres do Minho”, proposta por Caroline Bampa, propõe trazer para Guimarães o Poetry Slam, que consiste em encontros em torno da palavra, procurando fortalecer um circuito literário mais democrático e plural.

As duas calls foram lançadas e coordenadas pelo Município de Guimarães, o CIAJG / Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Universidade do Minho, através da Escola de Arquitetura, Arte e Design.

Image

Back