16 OUTUBRO, 27 NOVEMBRO E 7 DEZEMBRO
Sem Espinhas

“Sem Espinhas” visa a criação de uma plataforma que compartilha conhecimento sobre alimentação, ecologia e comunidade por meio de perspetivas transdisciplinares e práticas colaborativas. É neste pressuposto que este programa se desenha, procurando o caminho que vem da terra e que envolve a comunidade à mesa. Esta é uma proposta que perpetua a nossa identidade alimentar num balanço entre o lugar de ontem e o lugar do amanhã.
Programa
16 outubro, 12h00
Workshop “Na fronteira da horta, a comida marginal”
A Recoletora
Com este workshop pretende-se abordar os benefícios energéticos e terapêuticos das plantas espontâneas comestíveis através da observação atenta das características de várias espécies. A Recoletora é uma plataforma colaborativa e itinerante que tem como objetivo a recuperação das plantas silvestres comestíveis (popularmente chamadas de “daninhas”) e a reabilitação da sua reputação, rei maginando-as e reintegrando-as nas nossas dietas e hábitos alimentares.
27 novembro
Mercado de comida, Workshop e Refeição, com Cor de Tangerina
Sobre a origem, os processos de cultivo e de consumo
Uma ação-tríptica que se inicia com um mercado e que vai culminar na exploração de uma refeição na forma de uma conversa à mesa. A reflexão passa ainda pela performance combinada no ato de processar o alimento, refletindo acima de tudo sensorialmente sobre os processos de cultivo e de consumo.
7 dezembro
Conferência com Mariana Salvador e Joana Kramer Horta (restante painel a anunciar)
Mapeamento de um léxico sobre a cultura da comida e a biovisão enquanto noção de colaboração como forma de sobrevivência
Nesta conversa, o diálogo será baseado na apresentação de investigações transdisciplinares que permitam resgatar a consciência sobre os sistemas alimentares através de uma ideia de mapeamento, com recurso a ferramentas discursivas pedagógicas.
EM PARCERIA COM
Município de Guimarães
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
_
Projeto vencedor da 2.ª edição da Open Call "Programação Cultural e Curadoria"
no âmbito do Bairro C (Município de Guimarães)

EM PARCERIA COM
Município de Guimarães
Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
_
Projeto vencedor da 2.ª edição da Open Call "Programação Cultural e Curadoria"
no âmbito do Bairro C (Município de Guimarães)
Voltar